Google

Pesquisa personalizada

4 de agosto de 2011

Bovespa despenca 5,72%! Mas o Brasil está preparado para enfrentar a crise econômica, afirma ministro!

      Como já se era de espera, depois das medidas aprovadas pelo governo Norte-Americano de diminuir a circulação do Dólar. Uma onda de resultados negativos assola o mundo, e aqui no Brasil não fio diferente. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), registrou nesta quinta-feira, a maior queda desde 21 de novembro de 2008, quando Ibovespa recuou 6,45. No dia de hoje (4), a Bolsa fechou o dia com 5,72%, aos 52,811 pontos, trazendo com esse resultado pânico aos mercados. A mínima de hoje, foi de 6,05% atingindo 52.629 pontos.  Mas, os EUA comemorou o dia, fechou em alta 1,28%, R$ 1,5820, a maior cotação desde 27/6/2011.
     Mas o ministro de Fazenda Guido Mantega afirmou hoje que o Brasil está preparado para enfrentar a crise econômica mundial e qualificou de momentânea a alta do dólar e estadunidense frente ao real brasileiro. E ressaltou, que, essa situação internacional é um reflexo do debilitamento econômico dos Estados Unidos e a crise em nações europeias, apontou Mantega em declarações À imprensa. Mantega assegurou que se persistir ou se agravar este mau momento, o Brasil pode aplicar diversas medidas, entre elas as que lhe permitiram minimizar os efeitos da crise monetária como a de 2008:
"Espero que este palco cesse nos próximos dias, mas se há um agravamento da crise mundial, Brasil nunca esteve tão preparado. Hoje, não só temos mais reservas (internacionais), senão também os mecanismos e instrumentos que creiamos na crise de 2008. Eles estão ativos e podem ser implementados", assinalou.
       Em suma, o governo brasileiro, para reduzir os efeitos da situação financeira em 2008, empregou parte de suas reservas internacionais para financiar o comércio exterior, e eliminou os impostos para estimular o consumo interno, entre eles o dos eletrodomésticos e os automóveis.
     Por uma parte, Mantega considerou passageira a atual recuperação do dólar frente ao real, da qual culpou à incerteza econômica nos Estados Unidos e Europa. Para o ministro, o fato de que a crise se dá nas economias desenvolvidas converterá o Brasil em destino da divisa estadunidense, o qual sustentou, que permitirá conter a desvalorização do dólar frente à moeda brasileira:
"Não creio em um overshooting (valorização excessiva) do dólar, mas se em uma flutuação relativa da mudança", precisou Mantega.
      Como estamos vendo, o Brasil, mais uma vez se mantem calmo diante da crise econômica, que está por vim a piorar ao longo dos próximos dias, será que podemos falar que é só mais uma "marolinha"? É, isso no momento não importa. Só espero que nossos governistas e economistas, fiquem de olhos bem aberto e que não deixe o Brasil entrar nesse joguinho econômico dos EUA, que por sinal, pra eles não foi tão ruim o dia.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e eximios textos; abordagens :D

    S.Rïver
    http://saimonrio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Será que o Brasil esta preparado para uma crise economica??..Como disse o Lula "lah é igual tsunami..aqui vai ser uma marezinha"..sei nao...

    parabens pelo blog..

    seguindo..


    http://ipinformundo.blogspot.com/
    http://ipinformundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. oieee bom dia!To bem curiosa pra ver o que vc vai escrever sobre o plantão do jornal nacional ontem... Lembrei do seu blog! Bjs

    www.poeiraeboanoite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Rogerio, curti o blog muito manero. Estou te seguindo, vou deixar meu link para voce me siguir tambem. Blz! =)

    http://infostartnet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Boa noite (:
    Curti o blog viu? parabéns.
    Me segue também: http://alynnemayara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Boa noite (:
    Gostei do blo hein, parabéns.
    Me segue também:

    http://alynnemayara.blogspot.com/

    ResponderExcluir