Google

Pesquisa personalizada

5 de agosto de 2011

Jobim deixa a Defesa e Celso Amorim assume a pasta. "O copo encheu", diz líder do governo


     Em suma,  nesta quinta-feira a noite após uma reunião entre Nelson Jobim e a presidente Dilma Rousseff, foi a anunciada a saída do Ministério da Defesa. Jobim é o terceiro ministro a deixar o governo. Quem assumiu o seu lugar, foi, o Chanceler Celso Amorim. Mas a saída de Jobim é considerada natural pelos aliados, diante do posicionamento que ele adotou de desferir comentários considerados constrangedores para o Planalto durante uma entrevista concedida à revista Piauí. Já a oposição critica a saída do ministro. O senador Alvaro Dias disse hoje ao JB que Jobim foi punido por "dizer o que pensa".
     Enquanto isso, o novo ministro da Defesa, Celso Amorim, em um rápido pronunciamento a Jornalistas na capital paraibana, agradeceu a presidente Dilma Rousseff, pela confiança e disse que tem apreço pelo trabalho dos antecessores e que pretende corresponder aos interesses da nação:
"Primeiramente, gostaria de agradecer a confiança da presidente Dilma Rousseff. Tenho apreço pelo trabalho dos meus antecessores. Quero corresponder aos interesses da nação", declarou o ministro.
      O líder do PT, Paulo Teixeira (SP) disse ao JB que Jobim vinha dando sinais de que queria deixar  o governo e, agora, "o copo encheu". O petista disse ainda: "Vinha nessa direção de descontentamento. Está colocado, ele divergiu do encaminhamento dos documentos sigilosos. Foi ali que se deu o contexto da divergência". E ressaltou ainda que: "Não. Isso não vai afetar o PMDB. A cota dele (Jobim) era mais pessoal da presidenta".
     O líder do PT ainda defende a Presidente, diz que Dilma Rousseff não perdeu o controle sobre seus aliados, e afirma que essa mudanças são naturais de acontecer em qualquer governo.
     Já em relação ao novo Ministro da Defesa, Celso Amorim, em declaração ele justificou o cancelamento da entrevista, alegando estar impedido de falar sobre as mudanças na pasta que comandará em substituição a Nelson Jobim, que deixou o cargo ontem em razão de recentes declarações que causaram desconforto ao governo federal. No final dessa tarde, o ex-chanceler Celso Amorim, vai dar uma palestra sobre Relações Internacionais e a Política Externa no governo Lula, a palestra vai ser realizada na Universidade Estadual da Paraíba, assuntos selecionados pela coordenadoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (CAII) da instituição. A palesta ocorrerá no auditório da Estação Ciência, onde durante a manhã, Amorim se reuniu com políticos e acadêmicos locais.
     É pelo visto, o governo Dilma Rousseff a cada dia faz novas mudanças e os argumentos são sempre os mesmo, "a ele já estava querendo sair", "a ele deu declarações a tal jornal", e a verdade nunca vem a publico. Entre corruptos, esperamos de tudo. Mas, também vamos ser um pouco flexíveis, afinal, quando a gente fala em mudanças, sempre esperamos algo melhor.

Saiba mais sobre Celso Amorim, link: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2011/08/04/saiba-mais-sobre-celso-amorim-novo-ministro-da-defesa/

Um comentário:

  1. Sempre bem informado. Gostei da temática do blog.
    seguindo
    se curtir, segue também.
    http://things-loose.blogspot.com/

    ResponderExcluir