Google

Pesquisa personalizada

9 de agosto de 2011

Economistas afirmam que queda nas bolsas é exagerada e emocional


      Nesta segunda, a Bolsa de Valores de São Paulo fechou o pregão com queda de 8,08%, marca não registrada desde outubro de 2008.  A reação no mercado aconteceu depois que a agência de classificação de risco Standard & Poors rebaixou a nota de avaliação dos Estados Unidos de AAA para AA+. Para alguns economistas, o comportamento do mercado de ações brasileiro foi "exagerado". 
  "A queda de hoje (segunda-feira) foi mais emocional do que racional" disse Keyler Carvalho Rocha, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São (FEA-USP), à Agência Brasil." O mercado tende a se recuperar", disse.
      De acordo com o professor, a situação da economia de países como Grécia, Itália e Portugal é delicada. Os termos do acordo para elevação do teto da dívida dos Estados Unidos também não foram ideais. Mesmo assim, isso não justifica, para ele, uma queda tão grande do Ibovespa.
Para o professor Alcides Leite, da Trevisan Escola de Negócios, a queda do Ibovespa foi "exagerada" e tem "grande componente emocional". Entretanto, ele afirmou que o rebaixamento da nota americana "foi histórico" e que "a influência desse acontecimento no mercado é grande".
      O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o Brasil não está imune ao agravamento da crise econômica mundial, porém salientou que o país tem ferramentas para contornar seus efeitos. "O Brasil não está no epicentro da crise, porém, nós sofremos as consequências da crise".
  "O perigo não é aqui, no Brasil. Temos uma situação fiscal sólida e vamos continuar fortalecendo a situação fiscal", disse o ministro. "Prometo a vocês a cada mês uma surpresa em relação à situação fiscal, ou seja, a cada mês, um resultado melhor", disse.
     Não é de estranhar essa reação do mercado Brasileiro, com tanto tumulto, é obvio que iria mexer com o emocional dos investidores. Mas também não é pra entrarem em desespero, pois, se nesta terça os ânimos ainda tiverem elevados, as perdas vão ser maiores, sem falar das consequências que viram pela frente.  

(Com informações da Agência Brasil)

Um comentário:

  1. Chega a assusta esse papo de crise econômica. Pior que a maioria das pessoas sequer se dá conta desse problema.

    Nem todas as notícias sobre economia exigem que nós leitores saibamos muito sobre ela.

    Abraço, até mais.

    ResponderExcluir