Google

Pesquisa personalizada

27 de julho de 2011

Capitalismo Protestante, Solução ou Problema? Parte 4

    Tais preceitos religiosos também incitaram os homens ao trabalho árduo, logo que os empreendedores transformaram os camponeses em operários, selecionando apenas os mais aptos para trabalharam em suas indústrias. Transformando assim um pensamento em que exigem qualificações de trabalho, ou seja, para poder trabalhar nas indústrias era necessário ter técnicas e especializações em áreas determinadas. Vale salientar que esses conceitos de regras criados nesse período nada têm haver com as religiões, mas sim com as conseqüências geradas pelas doutrinas expostas por elas. No Calvinismo, a noção de trabalho chega como um fim em si mesmo e é o fator primordial que se opõe ao pensamento tradicionalista católico. Neste caso, foi à educação religiosa especialmente aquela que baseada na ética protestante que instalou no individuo um senso de obrigação moral de cumprimento de suas obrigações terrenas, isso quer dizer, que a certeza da salvação era inseparável do conceito de produzir. Conforme Weber, o protestantismo criou uma ética inteiramente nova, a ética do trabalho, onde propõe que o valor ético é capaz de criar condições para um desenvolvimento econômico. E só pra salientar Weber deixar claro que sua tese tem a ver com a origem do espírito capitalista moderno, e não necessariamente com o capitalismo dos nossos dais atuais. Mas isso também não quer dizer que essa lógica não possa ser aplicada nos dias de hoje.

2 comentários:

  1. Acho que pode sim ter a religião alguma influencia no capitalismo atual, porém é algo bastante pequeno, algo que foi se desenvolvendo ao ser influenciado por outros fatores.

    ResponderExcluir
  2. Concordo! Mas o estranho é enquanto o número de protestantes começam a crescer no Brasil, o nosso país começa a ter um desenvolvimento mais acelerado. Isso é bastante questionável, mas enfim, como disse tb acredito que houve uma influencia, mas não quer dizer que não o capitalismo não teria nascido da mesma forma.

    ResponderExcluir